Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
10/07/2025 - 16h38
Escola Dom Lustosa adere ao modelo cívico-militar; demais instituições devem se reunir nos próximos dias

Quatro escolas da rede estadual de ensino em Patrocínio foram selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para debater, junto à comunidade escolar, a possível implantação do modelo cívico-militar.

As unidades envolvidas são: Escola Estadual Dom Lustosa, Escola Estadual Irmã Gislene, Escola Estadual José Eduardo Aquino e Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral.

O prazo final para a realização das consultas públicas e demais trâmites burocráticos se encerra no dia 18 de julho, data em que as escolas deverão informar oficialmente à SEE/MG se aderirão ou não ao programa.

Na Escola Dom Lustosa, a reunião com a comunidade escolar aconteceu na noite desta quarta-feira, 9 de julho. A assembleia teve resultado positivo, com participação da comunidade e manifestação favorável à adesão ao modelo cívico-militar. Já nas Escolas Irmã Gislene e José Eduardo Aquino, os encontros estão previstos para hoje, quinta-feira, 10 de julho. Por fim, a Escola Professora Ormy Araújo Amaral realizará a sua assembleia na próxima segunda-feira, 14 de julho.

Segundo apurado pela reportagem da Difusora 95 FM, nesses encontros, as direções escolares irão apresentar os objetivos do programa, esclarecer dúvidas e detalhar as etapas do processo de manifestação de interesse. A decisão sobre a adesão será tomada de forma coletiva, por meio da deliberação da comunidade escolar.

Caso os trâmites sejam concluídos com sucesso e haja aprovação da comunidade, o modelo de gestão cívico-militar poderá ser implantado já no próximo ano letivo.

Adesão não obrigatória: A implantação do modelo ocorrerá apenas em escolas selecionadas após análise técnica, mesmo que haja manifestação favorável da comunidade.

Gestão colaborativa: O programa prevê uma gestão conjunta entre a Secretaria de Educação (SEE/MG), a Polícia Militar (PMMG) e o Corpo de Bombeiros (CBMMG), com foco na promoção de valores como respeito, disciplina e cooperação. Não há mudanças na estrutura pedagógica ou curricular.



Confira Também


Publicidade

no Facebook