Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
07/07/2025 - 14h51
Queijo mineiro ganha principal prêmio em competição internacional

Pela primeira vez na história da ExpoQueijo, o Brasil ganhou na categoria Prêmio Super Ouro — a principal do evento — com o Queijo Pedra do Segredo, da Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa, em Minas Gerais. O exemplar nacional obteve a maior pontuação entre mil amostras inscritas de 16 países.

O resultado foi divulgado durante a 5ª edição da ExpoQueijo Brasil — Araxá International Cheese Awards, a principal competição de queijos artesanais das Américas, que revelou os produtores vencedores no fim de junho em cerimônia no Cine Teatro Tiradentes, no Grande Hotel Termas de Araxá, no interior de Minas Gerais.

“Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, explicou Tatiane Barros Siqueira, envolvida com a produção e prima de Jaime Porfírio de Barros, responsável pela queijaria do Sul de Minas.

Vale ressaltar que a Itália foi a grande vencedora desta categoria nas duas primeiras edições da ExpoQueijo Brasil, que teve início em 2021. A Argentina ganhou as duas últimas.

Queijaria de Minas Gerais conquistou prêmio inédito na ExpoQueijo Brasil 2025 • Divulgação/ ExpoQueijo Brasil
Queijaria de Minas Gerais conquistou prêmio inédito na ExpoQueijo Brasil 2025 • Divulgação/ ExpoQueijo Brasil

Vencedores nacionais da 5ª edição da ExpoQueijo Brasil 2025

Com mais de mil queijos inscritos de 16 países, os vencedores poderiam ocupar o primeiro, o segundo e o terceiro lugar em 42 categorias. Nesta edição, o Brasil teve o maior número de premiações máximas, acumulando 39 ouros.

Minas Gerais reafirmou a posição como referência nacional do setor e foi o estado com o maior destaque. Produtores do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e do Amazonas também receberam troféus. Com quatro ouros, a Queijaria Tradição D'Lourdes, do Amazonas, foi uma das mais premiadas.

estado de São Paulo foi outro destaque das mais de 40 categorias, as quais valorizam o uso de leite cru, maturações longas e sabores inovadores.

“São Paulo vem investindo fortemente em qualidade e identidade na produção artesanal. A presença e o desempenho dos produtores paulistas na ExpoQueijo confirmam esse movimento de valorização do território e das boas práticas”, afirmou Maricell Hussein, organizadora do evento.

Destaques internacionais

Além da liderança brasileira, outros três países conquistaram ouro na competição. A Itália venceu na categoria "queijo de leite cru com casca tratada" com o Stracchino alla Antica delle Valli Orobiche, da Latteria di Branzi.

A Argentina garantiu vitória na categoria "queijo pasteurizado com casca tratada" com o Cuatro Esquinas, da Quesería Ventimiglia. Já o Peru alcançou o topo com o queijo Brie Finas Hierbas, da Inversiones Perualp S.A., na categoria "queijos aromatizados de leite pasteurizado".

França e Uruguai também levaram medalhas. O francês Tomme de Brebis, da Enilv Aurillac, ficou com o bronze na categoria "queijo de leite de ovelha", com coagulação enzimática e casca tratada. Já o uruguaio Queso Pepato, da Landkäse Quesería Artesanal, levou a prata na categoria "queijos aromatizados de leite cru" acima de 30 dias.

A lista completa dos vencedores da ExpoQueijo Brasil 2025 pode ser vista no site oficial da premiação.



Confira Também


Publicidade

no Facebook