Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
20/04/2023 - 08h21
Corte de 490 árvores saudáveis da Avenida do Catiguá para realização de obras causa polêmica
Fotos: Pablo H Ferreira

Após tempo de atraso para início das obras do novo projeto da avenidas João Furtado de Oliveira, Avenida Dom José André Coimbra, Avenida Altino Guimarães, mais conhecidas como Avenida do Catiguá, começou nesta semana, a remoção das 490 árvores saudáveis pela Prefeitura Municipal. 

O projeto de imediato está  desagradando parte da população patrocinense, que acredita que a obra é necessária e urgente para solucionar as enchentes, porém a insatisfação é que os agentes políticos poderiam ter reestruturado o projeto sem prejudicar áreas, como, ambiental, social e cultural. 


Nas redes sociais várias pessoas estão se manifestando contrário sobre a remoção e mudança radical no visual da Avenida, que pra muitos é simbólico. As tentativas de impedimentos não foram para frente.

A reestruturação da avenida para um novo asfalto e sistema de esgoto é almejado a bastante tempo pela população e administração pública.


Alguns aspectos do projeto que causaram polêmica: 


- 490 árvores saudáveis arrancadas, alterando parte simbólica da cidade, refúgio dos pássaros, e sombras para pedestres;

- Diminuição do canteiro central de 5 metros para 3 metros; 

- Plantio de uma espécie de árvore no decorrer de toda a avenida em uma medida de apenas 80cm; 

- Os pedestres terão apenas uma via no canteiro central para realizar caminhadas;


Segundo informações da administração, a obra está orçada em R$ 35 milhões, e que as árvores estão sendo retiradas e serão replantadas, pois na avenida deverão ser colocadas 04 tubulações. Após supressão das árvores (Flamboyant) serão substituídas por Ipês de várias cores (amarelo, roxo, rosa, branco) e a pista de caminhada também será remodelada.



Confira Também


Publicidade

no Facebook