Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
19/08/2025 - 08h39
A comunicação no meio profissional
Confira a coluna escrita por Brígida Borges

     Tanto a linguagem falada quanto a linguagem escrita, devem ser limpas, sem gírias ou palavreado popularesco, nada de palavrões, pois eles não se encaixam no contexto da sua imagem profissional.

É extremamente agradável o uso de uma fala coerente, ou de uma escrita correta, com início, meio e fim.

Por mais que possa parecer simples, os cumprimentos de abertura de contato, assim como a despedida ao final do assunto a ser abordado, mostram quem é você!

Linguagem de internet com memes, símbolos, desenhos e abreviações pode ser boa para os familiares e amigos, mas não é adequada ao contato profissional. Quer se fazer entender? Escreva corretamente!

As redes sociais na maioria dos casos, não estão sendo aproveitadas como deveriam ser e nem estão sendo exploradas da forma correta. Temos visto inclusive pessoas com uma boa formação cultural entrando na onda do “moderninho e descolado” para ganhar visibilidade.

O potencial das redes é tanto que elas oferecem gratuidade, e tem gente “pagando caro” por se expor indevidamente em fotos, posturas inadequadas, declarações equivocadas, perpetrando agressões escancaradas à própria imagem, arranhando a ética e a etiqueta!

É bom analisar que a pessoa deve trazer consigo sempre os princípios básicos que são: Educação, Discrição, Bom Gosto, Generosidade, Humildade, Real Interesse pelas pessoas e pela arte de comunicar.

Norma Marques nos diz que, nas redes sociais, “se você não se descrever, não se apresentar de forma coerente, você não vai conseguir passar para seus seguidores e eventuais clientes, qual é o seu valor profissional.

Na sua apresentação, faça uso do espaço e se apresente bem! Seja convincente! Acredite em você e passe essa credibilidade a quem te vê!

Trabalhe com os EEE (Educação, Ética, Etiqueta). Somando esses três ingredientes, os seus resultados irão aparecer.

Afinal, você se coloca no mundo, do jeito que quer que o mundo te veja! É exatamente isso! Não adianta reclamar de nada, nem de ninguém se você não se impõe, se não mostra corretamente sua imagem verdadeira. E sabe por que essa imagem deve ser “vendida” dessa forma? Porque todos nós só compramos aquilo em que acreditamos! Aquilo que nos convence!

A consolidação da imagem acontece pela repetição dos atos. A cada vez em que você se coloca positivamente, faz observações assertivas, demonstra boa postura, ética e etiqueta, você vai consolidando a sua imagem, vai colocando a sua marca pessoal em tudo aquilo que faz. É a sua assinatura!”

Seguir as normas de etiqueta significa, primordialmente, respeitar e considerar as outras pessoas.

Benefícios da Etiqueta Profissional: melhora a política da boa convivência; amplia o networking; torna o ambiente de trabalho mais agradável; aumenta a produtividade; melhora seu marketing pessoal. E quanto à pessoa: amplia significativamente a simpatia; melhora a aparência pessoal; a aceitação pública tem resposta mais imediata; os hábitos de higiene melhoram sua saúde; a postura admirável passa a ser sua assinatura tanto no ambiente pessoal como seus reflexos no mundo profissional!”



Confira Também


Publicidade

no Facebook