Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Geral
31/12/2024 - 07h52
Unicerp e Santinato realizam primeira reunião do grupo de estudos e pesquisas em cafeicultura

No dia 19 de dezembro de 2024, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cafeicultura UNICERP/Santinato, no campo experimental “Pioneiros do Cerrado Alysson Paolinelli”.

A pauta do encontro incluiu a apresentação do protocolo dos experimentos e o início das avaliações do experimento de sequeiro, além de pesquisas com cafés irrigados, com foco no projeto: “Determinação dos níveis NK na formação (0 a 30 meses) das lavouras de café de novas cultivares e suas relações com produtividade, bebida, pragas e doenças”. O estudo tem como objetivo determinar quais níveis de nitrogênio (N) e potássio (K) devem ser utilizados na formação de lavouras de novas cultivares de café no Cerrado Mineiro, considerando aspectos como produtividade, qualidade da bebida e manejo de pragas e doenças.

Durante a reunião, também foram apresentados os últimos lançamentos de livros dos renomados pesquisadores Roberto Santinato e Felipe Santinato, que discutem temas atuais e estratégicos para o avanço da moderna cafeicultura.

O experimento avalia diversas cultivares de café, entre elas: Araçari, Acauã JCG, Acauãma GT, Asa Branca, 2 SL Broto Verde, Graúna, IAC 4932, Guará, Sabiá, SH3, Beija Flor e Siriema.

A reunião contou com a participação de Dr. Felipe Santinato, Eng. Agr. Erick Alcides, e dos professores Dr. Aquiles da Cunha, Dr. Donizetti Rodrigues, MSc. Dalton Benz, MSc. Darlan Leite, MSc. Lucas Vieira, além de alunos dos cursos de Agronomia e Cafeicultura do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP.

Essa iniciativa representa um importante marco na integração entre pesquisa científica, ensino e o desenvolvimento da cafeicultura no Cerrado Mineiro, promovendo a troca de conhecimento e o fortalecimento do setor.




Confira Também


Publicidade

no Facebook