As redes mineiras de supermercados fecharam o ano de 2024 com faturamento bruto de R$ 124,71 bilhões em 2024. Conforme dados divulgados nesta quinta-feira (6) pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), o valor é 9,6% maior que registrado em 2023, quando o setor faturou R$ 113,7 bilhões.
Já o crescimento real do setor de supermercados calculado pela Associação é de 3,84%, e supera as expectativas da entidade. A alta é calculada pelo Índice de Consumo nos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Amis.
Ou seja, enquanto a expectativa do setor era crescer 3% em 2024, os mineiros consumiram 3,84% a mais no ano passado. O presidente executivo da Amis, Antônio Claret, aponta alguns fatores que favoreceram a procura do consumidor pelos supermercados.
“O que a gente percebe é realmente a questão da redução do desemprego, que tem equilibrado um pouco mais a busca pelo consumo de alimentos. Além disso, temos os reflexos das políticas governamentais de incentivo ao consumo em âmbitos nacional, estadual e municipal”, avalia.
Apesar do crescimento positivo, o presidente executivo da Amis ressalta que o setor precisou enfrentar desafios como a falta de mão de obra e as oscilações de preços provocadas pelos fatores climáticos.
“Foi um ano difícil não só para nós, mas de uma forma geral, em função de custos altos, taxas de juros, câmbio valorizado, dificuldade de mão de obra. Isso tudo interfere no dia a dia na questão em termos de custos”, afirmou.
Claret lembra que, em muitos casos, são custos que os supermercados têm de absorver em parte porque não há espaço para repassar preços. “É importante deixar claro para o nosso consumidor final, que tanto quanto ele, os supermercados têm grandes dificuldades de negociar e absorver esses aumentos”, disse.
Os números do balanço da Amis mostram ainda que quando avaliado apenas o mês de dezembro, período marcado pelo pico das demandas ocasionadas pelo Natal e festividades de fim de ano, o consumo nas lojas teve expansão de 15,17% sobre novembro, já deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O crescimento ficou abaixo do que historicamente é registrado na época. Claret explica que, normalmente, o crescimento de dezembro fica acima de 20%, mas ele acredita que houve numa antecipação de compras no mês anterior.
“Verificamos uma antecipação do consumo de dezembro para novembro. Não podemos dizer ainda que isso seja uma tendência que se repetirá nos próximos anos, mas percebemos essa mudança. Talvez isso se deve à ações como a Black Friday, as promoções em comemoração do Dia Nacional do Supermercado e mesmo o comportamento daquele consumidor que prefere fazer as compras com antecedência. Tudo isso levou a essa diluição da demanda entre novembro e dezembro”, explica.
Na comparação de dezembro com o mesmo mês de 2023, houve crescimento de 6,35%. A pesquisa, realizada pela Amis, engloba supermercados de todos os portes e em todas as regiões do Estado.
Variação regional
No comparativo por regiões, a pesquisa mostra que em 2024 a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba teve o maior crescimento, com 4,54%. O menor índice foi verificado na região Norte/Noroeste, com 3,62%.
As outras regiões cresceram:
4,18% (Sul de Minas);
4,05% (Zona da Mata);
4,02% (Central);
3,8% (Centro-Oeste);
3,71% (Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha).
Nessa avaliação, o presidente executivo da Amis esclarece que as regiões como Triângulo/Alto Paranaíba, Sul e Zona da Mata sempre puxam a média para cima. “Por outro lado, há regiões com crescimento consolidado, mas sem grandes elevações”, explica.
Amis mantém expectativa de crescimento para 2025
A expectativa do setor é que no ano de 2025 a demanda de consumo nas lojas se mantenha alta. Isso porque há uma previsão de manutenção dos níveis de emprego e renda do consumidor projetados pelo mercado e órgãos oficiais para este ano.
“Dessa forma, esperamos mais um ano positivo com um crescimento real de 3,3% no consumo das famílias no Estado este ano”, comenta Claret.
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