Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
27/10/2025 - 12h31
Professor do IFTM Campus Patrocínio apresenta artigo em evento nacional de Robótica
Trabalho discute impactos da robótica na permanência e êxito de estudantes e foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Robótica 2025, em Vitória (ES)
Professor Artur Almeida, do IFTM Campus Patrocínio, participa do Simpósio Brasileiro de Robótica 2025.

O professor Artur de Almeida Rios, do IFTM Campus Patrocínio, participou, na última semana, do Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR 2025), realizado em Vitória (ES), onde apresentou um artigo no Workshop de Robótica Educacional (WRE 2025).

O trabalho, intitulado “Os impactos da participação em projetos de robótica na permanência e êxito de alunos de curso superior”, foi desenvolvido em parceria com as professoras Aline Fernanda Furtado e Danielli Araújo Lima, integrantes do grupo de pesquisa LICRO (Laboratório de Inteligência Computacional, Robótica e Otimização).

Os docentes são coordenadores e extensionistas de projetos de robótica do campus, como o Robô Cerrado, Elas na Robótica e Robótica Educacional, que promovem o aprendizado prático e o engajamento dos estudantes em diversas áreas.

As conferências SBR, WRE e CTDR foram realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entre 13 e 15 de outubro de 2025. Já o principal evento de robótica — que reúne a Competição Brasileira de Robótica (CBR), a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a Feira Nacional de Robótica (MNR) — ocorre na Cidade da Inovação, entre 13 e 19 de outubro.

Esses eventos integram o ROBÓTICA 2025, principal encontro científico e acadêmico do país na área, que tem como objetivo discutir avanços tecnológicos e educacionais no uso da robótica como ferramenta de aprendizagem.



Confira Também


Publicidade

no Facebook