Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
05/12/2024 - 13h29
Pontualidade – Ah, minha linda! Como você faz falta!
Confira a coluna do Brígida Borges na última edição da Gazeta: 4.270

A pontualidade é fundamental em todos os segmentos de nossa vida, não só no trabalho, nos estudos, etc. 

Deve ser essencial na Etiqueta e deveria ser seguida por todas as pessoas pois faz parte dos bons modos e da educação. 

É um pequeno e importante detalhe, mas que pode fazer toda a diferença. Fazer as pessoas esperarem é uma péssima ideia, principalmente quando o assunto envolve compromisso. Uma única vez de atraso ainda é tolerável. Às vezes surgem compromissos inesperados, trânsito, ou outras emergências. Porém na segunda vez já é possível perder a credibilidade com a pessoa que está esperando. Além disso, pode-se criar uma má imagem da pessoa que está atrasada. 

Pontualidade demonstra consideração e respeito. O indicado e ideal é chegar entre 10 a 5 minutos antes do compromisso assumido. Quem convida para uma reunião ou refeição, não deve submeter os convidados presentes aos atrasos de outros. Após 15 minutos do horário marcado, independente se alguém estiver atrasado, o anfitrião deve iniciar a reunião ou servir a refeição. Se chegar atrasada, a pessoa deve pedir desculpas a todos os presentes. Se os 15 minutos de tolerância já se passaram e a refeição já iniciou, a pessoa que está atrasada é servida do prato que estiver na mesa no momento. Se as outras pessoas já estiverem na sobremesa, o anfitrião irá até a cozinha e servirá apenas uma porção do prato principal para o atrasado. 

Chegar atrasado/a num local é algo que pode ser evitado, basta se programar. Os atrasados acabam não se preocupando pelos efeitos que seu atraso possa causar nos preparativos de uma refeição ou de uma reunião. O ideal é ligar para o anfitrião no dia seguinte para agradecer ao convite e pedir desculpas pelo atraso. 

Não esqueça de que chegar muito mais cedo do que o combinado também não é correto pois pode ser que nem o anfitrião esteja pronto ainda. O anfitrião deverá estar pronto pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para esperar pelos seus convidados ou convocados. Estes deverão deparar-se na chegada com um clima alegre e tranquilo, onde esteja tudo pronto, organizado e controlado. Assim o anfitrião ou os encarregados já estarão preparados para dedicarem-se a receber os que são esperados, sem pressa e correrias, nem atraso na arrumação. 

É totalmente equivocada a ideia de quem tem poder deva chegar atrasado/a nos compromissos e eventos. Coitado/a de quem pensa assim!




Confira Também


Publicidade

no Facebook