Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
04/09/2025 - 08h50
Oficina Biodiversidade e Café marca Dia do Cerrado no Cerrado Mineiro
Evento do CCA reúne produtores e parceiros para debater restauração ecológica e produção sustentável de café

Oficina Biodiversidade e Café: Iniciativa acontece no Dia do Cerrado e visa fortalecer a cadeia produtiva da restauração com treinamentos, insumos e incentivo à geração de emprego no campo e tem o apoio do Edital Floresta Viva.

Convite oficial da Oficina Biodiversidade e Café do Consórcio Cerrado das Águas, destacando estratégias para uma produção sustentável

Patrocínio (MG). O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) avança em mais uma etapa do projeto “Restauração Ecológica e Café: construindo paisagens biodiversas e produtivas”, que prevê a restauração de 202,32 hectares em áreas estratégicas do Cerrado Mineiro. 

A iniciativa envolve três bacias hidrográficas fundamentais para a agricultura e para o abastecimento de municípios da região: Rio Santo Inácio (Coromandel), Ribeirão Grande (Serra do Salitre) e Córrego Feio (Patrocínio).

Como parte das ações, o CCA realizará no próximo dia 11 de setembro, no dia em que se celebra o Dia Nacional do Cerrado, no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio/MG, a Oficina Biodiversidade e Café: Estratégias para uma produção sustentável. O evento reunirá produtores, instituições públicas e parceiros do projeto para debater soluções de restauração ecológica, manejo da água e integração entre produção e conservação.


Objetivos para o fortalecimento da cadeia produtiva

O projeto “Restauração Ecológica e Café: construindo paisagens biodiversas e produtivas” é financiado pela Petrobrás e BNDES por meio do edital Floresta Viva (FUNBIO). A ação promove a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs), fortalecendo também a cadeia produtiva da restauração com treinamentos, insumos e incentivo à geração de emprego no campo. 

A principal meta do projeto é a restauração de 202 hectares e as principais atividades previstas incluem a implantação de práticas de restauração ecológica, a capacitação de produtores rurais, o monitoramento de indicadores ambientais, a promoção da coleta de sementes e produção de mudas nativas e a implementação de estruturas de compostagem orgânica, visando reduzir custos e fortalecer a cadeia produtiva da restauração. De forma integrada, a iniciativa pretende conciliar a manutenção dos serviços ecossistêmicos, a melhoria da resiliência climática e a geração de renda rural, com atenção à equidade de gênero e à inclusão socioeconômica das famílias envolvidas. 

Programação da Oficina Biodiversidade e Café do Consórcio Cerrado das Águas, com palestras, estudo de paisagem regenerativa e roda de conversa


Programação

A oficina terá início às 8h, com recepção e café da manhã oferecido pela Lidi Cafés Especiais, seguida pela apresentação do Estudo da Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro e do Plano de Restauração Ecológica.

A programação inclui ainda palestra do Instituto Estadual de Florestas (IEF) sobre restauração e Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de uma roda de conversa entre produtores e sociedade. 



Avanços do Projeto

Entre os resultados já alcançados, destacam-se os Planos de Adaptação Climática (PACs) elaborados para cada propriedade participante, considerando as características locais e produtivas; a produção de composto orgânico, em parceria com a Fazenda 5 Estrelas e a SANA Consultoria Agroecológica, com previsão de 1.000 toneladas para uso nos plantios de restauração; mapeamento da cadeia de restauração, que identifica atores ligados a sementes, mudas, insumos biológicos, mão de obra e comunicação, fortalecendo a rede de serviços ambientais no Cerrado; e Implantação de sistemas de monitoramento hídrico, incluindo réguas linimétricas e estações meteorológicas nas três bacias prioritárias.


Próximos passos

Além da oficina de setembro, o projeto prevê atendimentos individuais a produtores ainda no mês de setembro e um treinamento em medição e monitoramento de recursos hídricos nos dias 23 e 24 de outubro.


Sobre o CCA

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.  

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet´s, EISA e X-Farm. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.



Confira Também


Publicidade

no Facebook