Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
04/12/2024 - 15h46
Homenagem
Confira a coluna do Luiz Alberto na última edição da Gazeta: 4.270

Com 50 anos dedicados ao ensino, Maria das Dores Gonçalves Martins, tem em seu curriculum muitas homenagens, condecorações, troféus e medalhas de Mérito. Com informações pessoais obtidas em conversas com sua filha Veronice, diretora do Colégio Prisma, me inteirei melhor de todo seu trabalho pela educação em nosso município e decidi lhe prestar esta homenagem. Viúva de Quirino Martins do Prado, filha de Laurindo Gonçalves de Souza e Maria Dias de Souza, Mãe de Veronice de Fátima, funcionária de prefeitura por 25 anos; Maria Aparecida, aposentada após 45 anos em trabalho exemplar nos “Correios” e a prof. Aposentada Vera Lucia M. P.  Boaventura, casada com Sr. Vicente Paulo Boaventura, pais de Simone e Guilherme e avós de João Pedro e Maria Luiza.

D. Maria das Dores é irmã de pessoas de nome, conceito, muito conhecidas e que sempre residiram e trabalharam em nosso município: José Gonçalves Dias (José Laurinco) e Laurindo Gonçalves de Souza, ex-bancário do Bemge e atualmente empresário de ônibus e transporte de cargas.

Já falecidos, anotamos sr. Fernando Gonçalves de Souza (Correios), João Gonçalves de Souza, Waldemar Gonçalves Dias, Felisbina Gonçalves dos Reis, Waldemira G. Reis Vieira e D. Zilma Gonçalves da Silva, viúva do sr. Marino Batista, Tio do prof. Ivam Batista; D Zilma era mãe de numerosa prole, todos educados e muito bem colocados profissionalmente, inclusive Terezinha de Jesus, minha colega no “Honorato Borges” pelos 4 anos do primário. A escolaridade de Maria das Dores, é um orgulho para seus filhos e familiares: Curso Primário na Escola Honorato Borges, Colegial no Colégio Nª. Sª. do Patrocínio; Curso Superior na Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio; Faculdade “José Olímpio” em São Paulo com habilitação em Supervisão e Inspeção Escolar; Curso de aperfeiçoamento na Fazenda do Rosário, em Ibirité/MG; vários cursos de atualização em Belo Horizonte, Araxá, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, Ibiá, Uberaba, Uberlândia, Araguari e Paracatu, entre outros.

Seu trabalho pela educação, também é motivo de muito orgulho para si e seus familiares:

De 1947 à 1953, foi professora na zona rural, quando não havia escolas, começou lecionando em propriedades particulares, quando se reuniam alunos de diversas fazendas, contratando a professora e dividindo as despesas. Começou pela Fazenda São José dos Talhados, do sr. José Gonçalves de Souza em Silvano, depois em Patrocínio na Fazenda Brumado dos Pavões do sr. Dilico e D. Iola de Freitas que eram pais de D. Auxiliadora, esposa do Dr. Paulo Constantino, D. Elizene de Freitas e prof. Rizete Machado de Freitas. Depois foi para Fazenda Pirapetinga do sr. Raul Borges Guimarães, pai do meu cunhado Ismar Guimarães, irmão do sr. João Borges Osvaldo Guimarães, meu tio Nivaldo e D. Vani que se mudou para Uberlândia; D. Maria das Dores, lembra de alguns alunos como o padre José Maria Teixeira, Gislene, do prof. Lázaro Andrade, ex-vereador em Patrocínio e da artista plástica Vanilda A. Guimarães Pinheiro.

De 1954 à 1960 lecionou na Escola Municipal “Honorato Borges” na Fazenda dos Braga de propriedade do Sr. Eneas F. Aguiar; na Escola Municipal “Frederico Ozanam” no Asilo São Vicente de Paulo; na “Escola Almirante Barroso” no bairro Constantino e na Escola Municipal “Nª. Sª das Graças”, antiga Escola Irmã Gislene.

Dª. Maria das Dores, foi também por vários anos, coordenadora do programa “Pró Município” em convênio com a Secretaria de Estado de Educação; Inspetora Escolar de 1960 a 1962; chefe do setor de educação 1963/1996, cargo em que se aposentou; Por várias vezes, foi designada para responder interinamente pela Secretaria Municipal de Ensino em substituição aos secretários Ivam Batista da Silva, Dr. Vicente P. Arantes, Maria Nunes Caldeira e Maria Eustáquia Teixeira Bernardes.

Vou encerrar, registrando as principais homenagens recebidas por ela ao longo de meio século em prol de nossa educação: Começando pela recebida em 2022 como 1ª Secretária, esta idealizada por Amir Nunes e Ivam Batista. Comendadora da Grande Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Denominação do “Arquivo Municipal Maria das dores Gonçalves Martins”, de autoria do prefeito Júlio Elias em 1996. Também do Júlio Elias, homenagem em 1994/1995.

Do prefeito Silas Brasileiro/Dr. Figueiredo, entrega de belo troféu e 1991.

Datada de 1944, assinada pelo prefeito Dr. José G. Brandão, Medalha de Honra do Mérito e Bolsa de Estudo no Colégio Nª. Sª. do Patrocínio pela obtenção do 1º lugar na “Escola Honorato Borges”.

Diploma “Personalidade Nota 10”, destaque na educação, concedido por Sebastião Eloi dos Santos da “Gazeta” em 1996.

Moção de aplausos da Câmara Municipal de Patrocínio, pelos vereadores Joaquim Moratto, Dr Elidimar Bento e José Onofre Gonçalves em unanimidade dos vereadores.

são, o leilão marcado para 16 de dezembro de 2024 também foi suspenso.



Confira Também


Publicidade

no Facebook