- Congresso: É uma programação centrada em uma área do conhecimento com objetivo de atualização, divulgação ou transferência de conhecimentos científicos e novas técnicas. É realizado, geralmente em vários dias, podendo contar com a inclusão de outros encontros dentro deste. É promovido por entidades associativas ou profissionais.
- Conferência: É a exposição de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, que geralmente é pessoa reconhecidamente competente. Após a explanação, o conferencista responde às perguntas formuladas pelos ouvintes. Este tipo de evento, normalmente, é um dos formatos utilizados em seminários e congressos. Tem curta duração quando acontece como evento isolado.
- Simpósio: Considerado uma variação de mesa redonda e com o objetivo de realizar um intercâmbio de informações, o simpósio conta com vários expositores e com a presença de um coordenador, que orienta a discussão a fim de não desviá-la do tema geral de interesse. Possui duas diferenças da mesa redonda: os participantes são especialistas de grande renome e eles não debatem entre si.
- Painel: Caracterizado por um grupo de apresentações, no qual até quatro expositores apresentam temas predeterminados, orientados por moderadores. É uma forma de reunião limitada a um pequeno número de especialistas. Na apresentação, os expositores colocam individualmente seus pontos de vista sob o tema, sendo que o orador principal dispõe de tempo maior para sua explanação. A seguir, acontecem os debates e são respondidas as perguntas da plateia, que são feitas por escrito, sem a necessidade de identificação, conforme as regras da mesa redonda.
- Seminário: Semelhante ao congresso, porém de menor porte e tem por objetivo a transmissão, atualização, o debate, a divulgação ou a transferência de conhecimentos e técnicas centrados num tema básico, que pode ser desdobrado em subtemas.
- Oficinas: As oficinas refletem a apresentação e discussão de estudos da área educacional, novos produtos e dinâmicas, com o objetivo de disseminar o conhecimento e a prática relativos aos temas enfocados. Possuem a formatação semelhante aos workshops e podem fazer parte de eventos de maior porte.
- Workshops: Muito utilizado na área empresarial, tem objetivo promocional ou comercial. É um evento de curta duração, sendo dividido em um momento expositivo, sobre determinado tema, serviço ou produto e em um momento de demonstração do produto ou serviço. Geralmente exigem resultados imediatos, por parte dos participantes.
- Fórum: É um tipo de reunião, cujo objetivo é conseguir efetiva participação de um público numeroso, motivado por um coordenador, que levanta o problema de interesse geral.
Desfiles: Pode ter caráter social, marketing, promocional, moda, filantrópico, cívico ou comunitário. Na maioria das vezes, o público compra o convite. Na plateia, atrações como artistas, celebridades, autoridades, etc... Grandes eventos são realizados em Desfile, como o SPFW – São Paulo Fashion Week, que recebe público nacional e internacional, além das celebridades e imprensa.
-Desfile cívico: É apresentado geralmente pelas Forças Armadas, em datas especiais ou por escolas que também comemoram datas cívicas. Os desfiles são realizados, em sua grande maioria, em vias públicas.
-Paradas: São eventos abertos ao público, por interesse e, em geral, por simpatia e curiosidade. Normalmente, trazem carros alegóricos ou de som e uma parafernália de equipamentos lúdicos. Um exemplo bastante famoso é a Parada GLBT.
Excursões:
-Técnicas: Caracterizam-se por deslocamentos de pessoas, dentro ou fora de seu local de origem residencial, com o objetivo de propiciar o convívio e a interação com um novo produto, serviço, ideia ou instituição. São normalmente realizadas por agências de viagens ou operadoras turísticas. Podem ter o caráter de excursão (um dia, sem pernoite) ou de viagem (mais de 24 horas e menos do que seis meses).
- De incentivo: As políticas de incentivo vêm sendo adotadas com muita frequência como maneira de motivar equipes de vendas e outros funcionários, proporcionando o aumento da produção desta mão-de-obra. Esse incentivo geralmente se caracteriza como um prêmio, sendo o mais usual a viagem de turismo e lazer. A colocação dos funcionários e a premiação são realizadas em eventos abertos ou fechados, que dão início ao processo de incentivo que culmina no prêmio da viagem.
Cerimônias:
Casamento: Os casamentos constituem cerimônias únicas e devem ser planejadas de forma especial. O casamento é uma celebração religiosa e/ou civil entre duas pessoas e exige a contratação de alguns serviços e fornecedores que levem em conta não só a criatividade e a necessidade do cliente, mas o que ele está disposto a pagar. Nas cerimônias de bodas, o casal renova seus votos de casamento, seja ao lado dos filhos, netos ou demais familiares.
Posse: Consiste em oficializar determinada pessoa a uma função para qual foi eleito ou designado. As posses devem obedecer ao Cerimonial e Protocolo oficial. Algumas instituições têm em seu regimento como se deve proceder na cerimônia.
Cerimônias acadêmicas: As cerimônias acadêmicas são compostas pela formatura, outorga de títulos e aula magna. Devem obedecer ao Cerimonial Castrense. A outorga de títulos consiste em cerimônia de homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade acadêmica. A aula magna abre o ano letivo, sob a característica de uma palestra em sintonia com o curso. Cerimonial Castrense, caso estejam presentes o Magnífico Reitor e Doutores Pró - Reitores e Professores Doutores.
Encontros de convivência: Os encontros de convivência são realizados com o intuito de reunir pessoas em momento de descontração e lazer. Podem estar inseridos em eventos de negócios, encontros religiosos ou serem concebidos essencialmente ao lazer.
- Coquetel - É uma reunião social onde as pessoas têm determinado objetivo e cuja característica é o serviço ser passante e os convidados circulando em pé. Tem tempo determinado para começar e finalizar.
- Almoço ou jantar: Podem ser realizados em restaurantes, clubes, hotéis, refeitórios de empresas, clubes, residências, etc... Estes locais devem ser reservados, o cardápio e o serviço, previamente escolhidos.
- Festival: É um evento de cunho artístico-cultural, periódico, objetivando competição, promoção comercial ou divulgação. Sua principal característica é a de ser um espaço formador, fomentando a experimentação artística e a formação de recursos humanos.
- Show: Trata-se de uma apresentação de música, dança, outras atividades artísticas e culturais, a um público específico, com finalidade de oferecer entretenimento.
Programas de visitas:
- Famtour: Bastante utilizado no meio turístico, consiste em visitas e viagens programadas pelos operadores e empresas turísticas destinadas aos agentes de viagens. A finalidade deste evento é fazer com que o profissional que comercializa pacotes e produtos turísticos conheça melhor seus produtos para melhor divulgá-los e vende-los.
- Open Day: Evento tipo visita, com tempo determinado, nas dependências da empresa, indústria, loja, etc... Estilo reunião para mostrar sistemas, métodos, equipamentos e materiais a determinado segmento de público, com o intuito de aproximar a empresa do seu mercado. Existem dois tipos de Open Day. O primeiro se destina à visitação por grupos de interesse, como revendedores, distribuidores, agentes, associações de classe e novos funcionários. O segundo destina-se a visitação de missões especiais, comitivas estrangeiras, autoridades e personalidades diversas, sobretudo quando a empresa mantém relações internacionais.