O Governo de Minas Gerais realizou uma série de reuniões neste final de semana com o objetivo de discutir as concessões de rodovias no Triângulo Mineiro. Coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), os encontros ocorreram nas cidades de Patrocínio, Uberlândia e Araxá, envolvendo representantes do governo, da concessionária e da comunidade local.
De acordo com o governo, nos primeiros meses de concessão já foram registrados avanços significativos. As ações iniciais estão focadas na correção e manutenção dos pavimentos e sistemas de drenagem das vias, revitalização da sinalização e ampliação da segurança viária em toda a extensão da malha rodoviária concedida, que totaliza 627,4 quilômetros.
Durante as reuniões, a equipe da Seinfra explicou que a cobrança da tarifa de pedágio só poderá ser iniciada após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários. Essas metas estão previstas para serem alcançadas em um prazo de nove meses.
No caso da concessão da BR 365, a concessionária terá permissão para instalar até duas praças de pedágio entre as cidades de Patrocínio e Uberlândia. O valor fixado para cada praça de pedágio é de R$11,48.
No trecho de aproximadamente 150 quilômetros da BR 365, entre Patrocínio e Uberlândia, o contrato de concessão prevê a duplicação de 36,1 quilômetros da rodovia, construção de faixas adicionais e 40 quilômetros de acostamento, além de oferecer o serviço de atendimento hospitalar (SAH). O prazo estabelecido para a concessão é de 30 anos.
Essas medidas visam melhorar as condições das rodovias e proporcionar um aumento na segurança viária, além de oferecer serviços adicionais aos usuários, como atendimento hospitalar. A instalação de praças de pedágio é uma forma de financiar as obras e a manutenção das rodovias, por meio da cobrança de tarifas aos usuários. A expectativa é que essas ações contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região do Triângulo Mineiro.