Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
26/08/2025 - 09h47
Classificação de eventos
Confira a coluna escrita por Brígida Borges

    Os eventos podem ser classificados, do ponto de vista organizacional, em institucionais e promocionais.

• Os eventos institucionais são aqueles que visam criar ou firmar o conceito / imagem da empresa, entidade, instituição, governo ou pessoa, sem objetivos mercadológicos imediatos;

• Os eventos promocionais são aqueles que visam à promoção da empresa, da entidade, instituição, governo, pessoa, produto ou de um serviço visando fins mercadológicos.

De forma abrangente, os eventos podem ser classificados por diversas formas. As principais formas de classificação dos eventos são:

Por categoria – podem ser classificados como institucional - quando visa criar ou firmar o conceito e a imagem de uma empresa, entidade, governo ou pessoa e promocional ou mercadológico - quando objetiva a promoção de um produto ou serviço, visando fins mercadológicos.

Por localização ou abrangência – são agrupados segundo o alcance do evento e na captação dos participantes. Podem ser: mundiais, internacionais, latino-americanos, brasileiros, regionais ou municipais.

Por data ou frequência – podem ser fixos - quando tem data invariável de acordo com as comemorações cívicas (7 de setembro), religiosas (Dia de Nossa Senhora Aparecida), específicas (Carnaval), periódicas (Copa do Mundo).

Por sua dimensão – está relacionado com o número total de participantes. Podem ser:

- Macro - mobiliza milhares de pessoas, colaboradores e participantes. Exemplo: Copa do Mundo.

- Grande porte - mobiliza milhares de pessoas, sendo operado apenas por empresas privadas. Exemplo: Festa de Peão de Barretos.

- Médio porte - com adesão de até mil participantes.

- Pequeno porte – abrange apenas um segmento e tem número específico e reduzido de público.

Pelo perfil dos participantes:

Geral - aberto a vários setores. Ex.: Salão do Automóvel de São Paulo Dirigido e realizado entre profissionais com atividades comuns. Ex.: Convenção Nacional do Comércio Lojista

Especifico - composto por técnicos e profissionais com atividades e interesses comuns. Ex.: Congresso Internacional de Endocrinologia.

Por adesão – opção em aderir ou não. São classificados como:

-fechado - adesão restrita em que o participante recebe o convite restrito do organizador, que normalmente paga todas as despesas e,

-aberto - podendo o participante ser pagante ou não, ao acesso e serviços.

Por objetivo ou área de interesse – é identificado de acordo com a finalidade e os objetivos do evento. Pode ser: artístico, científico, cultural, desportivo, cívico, gastronômico, religioso, empresarial, social, técnico, político, turístico dentre outros.

Por tipologia – os tipos de eventos mais conhecidos e os que mais representam maior movimentação para a infraestrutura turística serão descritos abaixo. É importante lembrar que cada uma das classificações descritas pode e geralmente agrupa inúmeros tipos de eventos.

Exposições: São formas de expor produtos, objetos, fotografias, serviços, documentos a um público geral ou específico com a finalidade de divulgar e/ou vender. Existem, todavia, várias formas de se expor com características diferentes. Dessa forma, as exposições podem ser classificadas em:

- Feira: é uma iniciativa ampla em que uma ou várias empresas se associam para divulgar e promover seus produtos, técnicas e serviços, visando à comercialização.

- Road shows: é um tipo de exposição que se caracteriza pelo fato de ser montado sobre rodas (ônibus ou carreta), constituindo-se num evento itinerante. Tem por objetivo divulgar, promover novas tecnologias, políticas de atuação e preservação, conquistar associados e parceiros, demonstrar produtos e serviços, informar sobre uma empresa, organização, governo, partido político entre outros. É geralmente apresentado em regiões menos acessíveis às informações de mercado.

- Showcasing: tipo de evento que se constitui em uma alternativa mais econômica de exposição em que os produtos e serviços estão dispostos em vitrines fechadas e os visitantes não tem contato direto com os expositores, comunicando-se por telefones instalados em cabines anexas, diretamente ligadas à central de informação do expositor.

- Mostra: caracteriza-se como um evento de pequeno porte com data móvel, podendo ou não ser itinerante, mantendo sua formatação original. Visam apenas divulgar produtos, serviços, documentos etc.

- Salão: é um espaço de exibição pública de produtos e serviços destinados a um público mais ou menos segmentado. Tem como finalidade a promoção, divulgação e informação, não pretendendo a venda direta.



Confira Também


Publicidade

no Facebook